A VINCI Airports foi reconhecida pelo Airport Council International (ACI), a autoridade global do setor aeroportuário, pela sua notável capacidade de recuperação do tráfego e liderança na transição ambiental dos aeroportos.
No nosso país, o Aeroporto da Madeira foi premiado como Melhor Aeroporto Europeu 2023 na categoria de menos de 5 milhões de passageiros. O Aeroporto do Porto foi igualmente destacado e fortemente recomendado na categoria de 10 a 25 milhões de passageiros.
A VINCI Airports, operadora dos referidos aeroportos, viu reconhecido o seu esforço na recuperação do tráfego, com o Aeroporto da Madeira a registar mais de 4 milhões de passageiros em 2022 – um recorde histórico. A tendência positiva mantém-se em 2023, com a Madeira a oferecer 59 rotas este verão, incluindo 7 novas ligações a Budapeste, Paris, Valência, Málaga, Milão, Roma e Nova Iorque.
A premiação também ressaltou o empenho da VINCI Airports no domínio ambiental. O Aeroporto da Madeira, bem como todos os outros aeroportos portugueses, recebeu a certificação ACA 4+. Com esta distinção, Portugal torna-se o primeiro país da União Europeia a ter todo o seu sistema aeroportuário certificado com este selo. A VINCI Airports implementou várias medidas, tais como a substituição da iluminação convencional por LEDs e a renovação da frota do aeroporto com veículos de baixas emissões.
Além disso, a VINCI Airports foi agraciada com o Eco Innovation Award pela excelência ambiental no Aeroporto de Londres Gatwick. Este aeroporto assumiu um compromisso histórico de alcançar emissões Net Zero até 2030, uma década antes do compromisso anterior, alinhando-se com a ambição ambiental da VINCI Airports.
Nicolas Notebaert, CEO da VINCI Concessions e Presidente da VINCI Airports, afirmou: “Estes prémios trazem o reconhecimento internacional do trabalho extraordinário que as nossas equipas estão a fazer para conseguir a recuperação do tráfego e a transformação ambiental. Estamos a acelerar a nossa descarbonização, mantendo os nossos aeroportos dinâmicos e bem conectados ao mundo, em benefício das regiões que servimos”.
A VINCI Airports é o maior operador privado de aeroportos do mundo, operando 65 aeroportos em 12 países na Europa, Ásia e Américas. A empresa foi a primeira operadora aeroportuária a comprometer-se com uma estratégia ambiental global em 2016, com o objetivo de alcançar emissão líquida zero de gases de efeito estufa em toda a sua rede até 2050.