Vila Nova de Gaia foi anunciada como a Capital Nacional de Juventude 2025 pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). O município destacou-se entre 19 candidaturas graças ao seu plano de ação robusto e ao compromisso com áreas como sustentabilidade, inclusão e saúde mental.
Vila Nova de Gaia foi oficialmente distinguida como a Capital Nacional de Juventude 2025, numa iniciativa promovida pelo IPDJ em colaboração com várias entidades, incluindo o Conselho Nacional de Juventude e a Associação Nacional de Municípios Portugueses. A distinção, anunciada esta semana, é um reconhecimento do papel de destaque de Gaia nas políticas públicas de juventude, refletido em iniciativas estruturadas e inovadoras.
O município foi escolhido entre 19 candidaturas, apresentadas por localidades como Porto, Loures, Lousada e Portimão, destacando-se pelo forte enfoque em áreas como sustentabilidade, inclusão, empreendedorismo jovem, saúde mental e cultura. A avaliação considerou a articulação com o Conselho Municipal de Juventude e a consistência do plano de atividades para 2025.
Entre os principais objetivos do plano de Vila Nova de Gaia estão a promoção da empregabilidade, o bem-estar dos jovens, a criatividade cultural e a participação juvenil. Este plano, integrado no Plano Municipal da(s) Juventude(s) 2025-2028, será desenvolvido com base em sete grandes opções estratégicas: Felicidade, Habitat, Humanismo, Impacto, Liberdade, Sentimento e Talento. Estas diretrizes traduzem-se em 34 áreas de intervenção que visam transformar o município numa referência a nível nacional e internacional.
A iniciativa de eleger a Capital Nacional de Juventude, agora na sua primeira edição, tem como objetivo valorizar os municípios que mais se destacam pelas suas políticas públicas de juventude e pela implementação de planos de ação consistentes e inovadores. Para além do reconhecimento, Gaia receberá um prémio financeiro para apoiar a implementação do seu plano de atividades.
No comunciado, o IPDJ sublinha que esta distinção reforça o compromisso de criar territórios que potenciem a participação ativa das pessoas jovens na sociedade e promovam o seu desenvolvimento integral.