O Centro Equestre de Bougado, na Trofa, acolhe nos dias 1, 2 e 3 de dezembro as próximas etapas do Campeonato Nacional de Agility, que também incluem as provas Jocker de seleção para o Campeonato Europeu.
Nos próximos dias 1, 2 e 3 de dezembro, o Centro Equestre de Bougado, localizado na Trofa, será palco das 15ª, 16ª e 17ª Provas do Campeonato Nacional de Agility, juntamente com as 3ª e 4ª Provas Jocker. Estes eventos são de suma importância, pois selecionarão as duplas portuguesas que participarão no Campeonato Europeu de Agility, agendado para 1 a 4 de agosto de 2024, em Southam, Inglaterra.
Organizadas pela Escola de Agility Dogshot Training, da Maia, as provas deste ano contarão com um número recorde de participantes. Ao todo, são 81 duplas, tanto nacionais como internacionais, incluindo inscrições de 9 clubes espanhóis, totalizando 14 duplas.
O Agility é um desporto que exige habilidade e velocidade, sendo praticado por duplas compostas por um cão e seu condutor. O objetivo é que o condutor guie o cão através de um percurso, utilizando apenas gestos e comandos verbais, sem tocar no animal. As provas são classificadas em cinco categorias, consoante o tamanho do cão – XS, S, M, I e L – e quatro graus de dificuldade, variando do Grau 0 (mais fácil) ao Grau 3 (mais difícil).
As competições iniciarão às 13h no dia 1, às 10h no dia 2 e às 9h no dia 3, prometendo três dias de intensa atividade desportiva e animação. Este evento não só destaca a habilidade e o treino das duplas, mas também celebra a versatilidade e a inclusão no desporto, uma vez que qualquer cão, independente de ser ou não de raça, pode participar, desde que esteja em condições de saúde adequadas.