Os trabalhos da futura linha Rosa do Metro do Porto – que ligará São Bento/Praça da Liberdade à Casa da Música – vão levar ao encerramento da Rua dos Clérigos, durante cerca de 13 meses. A rua será encerrada esta quarta-feira, dia 10 de Novembro, e só voltará a abrir no início de 2023.
“Uma das nossas preocupações, ao desenvolver esta obra, foi reduzir ao indispensável o impacto que vamos provocar na cidade, porque estamos a falar do centro, do coração da cidade. O nosso compromisso é garantir sempre um corredor disponível entre a Rua de Mouzinho da Silveira e a Avenida dos Aliados”, esclarece o presidente da Metro do Porto, Tiago Braga, citado no portal de notícias municipal.
Os trabalhos que vão ter início prendem-se com a construção de um túnel para canalizar o tramo mais a poente do Rio da Vila. “Necessitamos de fazer um túnel a grande profundidade, cerca de 20 metros de profundidade, com quase quatro metros de diâmetro, mas que vai resolver toda esta zona do ponto de vista de águas pluviais”, sublinhou o presidente da Metro do Porto, Tiago Braga, numa visita à obra que decorreu na manhã desta sexta-feira.
Assim que estiver terminada esta fase, a obra prosseguirá para outra zona da cidade, continuando o projeto e libertando a Rua dos Clérigos, permitindo que volte a receber movimento rodoviário.