O regulador Information Commissioner’s Office (ICO), do Reino Unido, aplicou uma multa ao TikTok no valor de 14,5 milhões de euros.
O regulador britânico considerou que o TikTok acedeu indevidamente aos dados privados de crianças, sem obter o devido consentimento dos pais e/ou responsáveis pelos menores. “Há sempre leis para garantir que as nossas crianças estejam tão seguras no mundo digital quanto no mundo real. O TikTok não obedeceu a essas leis”.
Nesse sentido, o regulador informou que cerca de um milhão de crianças com menos de 13 anos utilizou a plataforma digital TikTok, recolhendo os dados das mesmas, usando-os de seguida para criar perfis e apresentar conteúdo potencialmente perigoso.
Ainda no mesmo comunicado, pode ler-se que “o TikTok deveria saber melhor. O TikTok deveria fazer melhor. A nossa multa reflete o impacto série que os falhanços da empresa podem ter tido. Não fizeram o suficiente para verificar quem estava a usar a sua plataforma ou fizeram o suficiente para remover crianças menores de idade que estavam a usar a plataforma”.