A edição de 2022 do Campeonato Mundial de Sommelier de Cerveja, declarou que Portugal tem um dos 8 melhores Beer Sommeliers do mundo.
O evento, que decorre de dois em dois anos e teve a sua primeira edição em 2009, contou com 82 participantes, distribuídos por 18 países, que se juntaram na “capital” da cerveja, a Alemanha. Na edição deste ano, Portugal contou com dois representantes nesta fase final, Vitor Hugo Meirelles e Teresa Sampaio.
A primeira fase do Campeonato consistiu em três provas distintas: identificação de estilos de cervejas; prova teórica com 20 questões de escolha múltipla; e identificação de off-flavours (defeitos de cerveja). Depois desta ronda inicial de provas, os cinco melhores colocados, juntamente com os melhores colocados de língua inglesa, de língua italiana e de língua portuguesa seguiram para a final, realizada no Centro de Exposições de Munique, na Alemanha.
Na derradeira prova, cada sommelier recebia uma cerveja, que só era revelada no momento, e tinha cinco minutos para abordar aspetos tais como a história da cerveja e da respetiva cervejeira, serviço da cerveja, análise sensorial e possíveis harmonizações com comida. Estas cervejas incluíam apenas marcas conhecidas internacionalmente, como Sierra Nevada Torpedo, La Trappe Quadrupel, Fullers ESB e Samuel Smith Imperial Stout.
Após a deliberação do júri, o novo Campeão Mundial de Beer Sommelier foi o suíço Giuliano Genoni, seguido do austríaco Felix Schiffner e Léon Rodenburg dos Países Baixos. Vitor Hugo Meirelles, sommelier de cerveja da Nortada, no Porto, ficou de forma inédita entre os oito melhores do mundo.