O Ensino Superior Politécnico português esteve no Brasil em mais uma missão de promoção externa promovida pelo Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP).
A missão de promoção externa contou com a presença de 16 instituições, em representação de várias escolas superiores. Neste período foi possível dar a conhecer o que de melhor se faz no Ensino Superior Politécnico português e a oferta formativa existente.
O roteiro promovido pelo CCISP começou a 10 de março em São Paulo, com uma receção no Consulado Geral de Portugal em São Paulo, com a presença do Cônsul-geral de Portugal, o Embaixador António Pedro Rodrigues da Silva, e o Secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Teixeira. No dia seguinte, os dois representantes do Estado português tiveram ainda a oportunidade de visitar o Stand do Portugal Polytechnics International Network.
Nas várias presenças, as instituições integrantes da missão do CCISP desenvolveram um conjunto de ações Business-to-Business com parceiros locais, com vista à promoção das instituições num dos principais mercados externos de captação de estudantes. Paralelamente, decorreram duas ações de indução no ensino secundário brasileiro, no âmbito do projeto Portugal Polytechnics International Network (PPIN).
Foi ainda assinado um protocolo de mobilidade entre Portugal e o Brasil, que visa reforçar a ligação entre as instituições portuguesas e brasileiras, nomeadamente ao nível do intercâmbio de estudantes entre os dois países.
Os responsáveis do CCISP salientam ainda a importância do mercado brasileiro graças ao potencial de atração de novos estudantes e de investimentos significativos.
Ao longo das duas semanas realizaram-se um conjunto de jornadas de networking, ações de captação de estudantes, visitas a eventos setoriais, iniciativas de formação e reuniões bilaterais com decisores locais, que tiveram um balanço muito positivo. “Uma excelente oportunidade de reforçar os laços de cooperação entre as instituições dos dois países”, salientam os responsáveis do CCISP.