A Região do Algarve, no Verão, é uma das principais escolhas para os turistas que preferem um ambiente com mais calor, mais sol, e onde as praias sejam de boa qualidade. No outono, a Região é mais tranquila, com menos turistas, proporcionando uma melhor estadia tanto a quem vem de fora, como a quem vem de outras regiões do país. Aliado às boas temperaturas e às boas praias, o Algarve é um paraíso para os aventureiros devido à variedade de trilhos e caminhos para percorrer.
A Holidu, o portal de reservas para casas de férias, recolheu os dados do Website AllTrails e analisou mais de 500 caminhos para descobrir aqueles que não pode mesmo perder. Pronto para planear a sua próxima aventura pelo Algarve?

- Percurso dos Sete Vales Suspensos – 4.7/5 estrelas & 676 comentários
A abrir o top de melhores trilhos e percursos do Algarve está o Percurso dos Sete Vales Suspensos, avaliado com 4.7 estrelas e 676 comentários. Este trilho de 11,9 quilómetros, perto de Armação de Pêra, é um percurso bastante desafiante, tendo em conta que demora cerca de três horas e meia a ser percorrido. A começar na Praia da Marinha, a leste, e a terminar na Praia Vale de Centeanes, o percurso percorre a costa algarvia e pode ser feito ano todo a qualquer hora do dia. O trilho inclui uma variedade de praias e grutas para explorar, podendo ser percorrido a pé de qualquer direção, com a ajuda dos muitos sinais em postes ou rochas pintadas presentes para guiar o caminho.
- Trilho pelas Cavernas da Costa Algarvia – 4.7/5 estrelas & 87 comentários
Em segundo lugar aparece o trilho pelas Cavernas da Costa Algarvia, com um total de 11,9 quilómetros, e conta com 4.7 estrelas e 87 comentários e começa perto da aldeia do Carvoeiro. Ao longo do caminho serão várias as grutas onde irá passar, contudo, o destaque maior será a Algar Seco, onde se encontra a famosa “Boneca”, uma rocha em forma de cone invertido que, dizem, se parece com uma boneca quando vista da perspetiva do mar.
- Farol de Alfanzina – 4.7/5 estrelas & 23 comentários
A fechar o pódio, o caminho do Farol de Alfanzina, também no Carvoeiro, conta com 4.7 estrelas e 23 comentários. É um percurso moderadamente desafiante de 6,1 quilómetros e leva, em média, uma hora e quarenta minutos para ser terminado, começando e terminando no Farol de Alfanzina . Durante o passeio serão inúmeras as grutas que vão suscitar interesse, contudo, o local a não perder é o miradouro, com vistas deslumbrantes sobre o Oceano Atlântico.
- Grutas de Benagil – 4.6/5 estrelas & 189 comentários
O tão bem conhecido caminho das Grutas de Benagil encontra-se em quarto lugar nesta lista, contando com 4.6 estrelas e 189 comentários, classificado pelos caminhantes como fácil. É um trilho relativamente pequeno e tranquilo, com cerca de 3.2 quilómetros, e pode ser completado em menos de uma hora. Um caminho com poucas oscilações e sem grandes perigos, permite aos visitantes visualizar uma das mais belas atrações turísticas da região do Algarve, as famosas grutas e cavernas de Benagil.
- Quinta do Lago – Praia da Ilha de Faro via Caminho do Ludo – 4.6/5 estrelas & 98 comentários
O trilho da Quinta do Lago, ao longo do caminho do Ludo, encontra-se a meio da classificação. Os visitantes deram a este caminho 4.6 estrelas num total de 98 comentários. Um percurso de quase dez quilómetros, o que pode levar muita gente a preferir não completar o percurso, mas a vista que proporciona compensa tudo aquilo que foi percorrido para trás, com dezenas de aves marinhas a fazerem o deleite de quem acaba o trilho.
- Porto de Mós – Monte da Atalaia – 4.6/5 estrelas & 94 comentários
Na sexta classificação está o caminho de Porto de Mós. No AllTrails apresenta 4.6 estrelas e 94 comentários, um trilho que começa na aldeia de Porto de Mós e que culmina no Monte da Atalaia, a 109 metros de altitude. Este trilho oferece uma vista deslumbrante de toda a costa e paisagem rural, sendo um magnífico percurso atravessando várias praias selvagens da costa atlântica do Algarve.
- Praia de Vale do Centeanes – Algar e Praia de Benagil – 4.6/5 estrelas & 85 comentários
O caminho da praia de Vale de Centeanes, com 4.6 estrelas e 85 comentários, encontra-se na sétima posição. Um trilho que começa na praia de Vale Centeanes. Por todo o trilho podem ser observadas diversas cavernas escavadas na base das paredes rochosas, havendo também um largo passadiço, que segue uma plataforma rochosa onde se podem ver plantas típicas das falésias e fósseis marinhos.
- PR9 AZJ – Pontal da Carrapateira – 4.5/5 estrelas & 188 comentários
Na oitava posição com 4.5 estrelas e 188 comentários temos o caminho PR 9 AZJ na Carrapateira. Um trilho circular de dez quilómetros que percorre a aldeia da Carrapateira, com a possibilidade de explorar através dos miradouros e falésias. Confie em nós quando dizemos que é perfeito para se sentir ligado à natureza.
- Praia da Luz – Burgau – 4.5/5 estrelas & 107 comentários
Em penúltimo lugar, o caminho da praia da Luz. No website Alltrails conta com uma classificação de 4.5 estrelas e 107 comentários. Este trilho, de 4,5 quilómetros, é marcado por uma rota tranquila e sem grandes dificuldades entre a praia da Luz e a vila do Burgau, considerado um dos mais belos locais da costa algarvia.
- Rocha da Pena – 4.5/5 estrelas & 97 comentários
No último lugar da classificação está o caminho da Rocha da Pena, tendo em conta que os visitantes classificaram-no como 4.5 estrelas num total de 97 comentários. Um trilho de 5,8 quilómetros perto de Benafim, considerado um percurso moderadamente desafiante, e que leva em média uma hora e quarenta e cinco para ser completado. Ao ser uma área muito comum para fazer as suas caminhadas, é provável que se cruzem com outras pessoas ao longo do trilho.

Metodologia
O estudo foi conduzido pela Holidu, analisando os dados do Website AllTrails, uma aplicação de fitness e viagens utilizada em actividades recreativas ao ar livre. Todos os trilhos para caminhadas no Algarve foram considerados e a classificação foi elaborada a partir dos trilhos com a maior média de estrelas e o maior número de comentários. Os dados foram recolhidos em outubro de 2022.
Sobre a Holidu: A missão da Holidu é finalmente facilitar a procura e a reserva de casas de férias. O portal de reservas para alojamentos de férias permite aos hóspedes reservar o alojamento ideal rapidamente e pelo preço mais baixo. A empresa também ajuda os proprietários dos alojamentos a aumentar as suas reservas com menos esforço através do seu software e solução de serviços sob a marca Bookiply. Os irmãos Johannes e Michael Siebers fundaram a Holidu em 2014. A empresa, em elevado crescimento, está sediada em Munique com escritórios locais nos destinos de viagem mais atrativos da Europa. Para mais informações, ver www.holidu.pt e www.bookiply.pt