Uma série de operações levadas a cabo pela Polícia de Segurança Pública (PSP) do Comando Metropolitano do Porto resultou na detenção de diversos indivíduos e na apreensão de armas e drogas, numa clara demonstração do reforço das medidas de segurança na região.
Segundo comunicado da PSP, duas detenções ocorreram na baixa do Porto durante uma operação de prevenção criminal, realizada entre as 09H00 e as 14H00 do dia anterior. Foram detidos dois indivíduos, um por tráfico de estupefacientes e outro por contrafacção. Nesta operação, apreendeu-se haxixe suficiente para aproximadamente 33 doses individuais, além de diversos artigos de marroquinaria suspeitos de serem falsificados.
Numa outra acção, em Rio Tinto, a PSP deteve um homem de 46 anos, profissão ajudante de cozinha, no âmbito do combate ao crime de violência doméstica. Esta operação incluiu uma busca domiciliária, que resultou na apreensão de uma arma de fogo (espingarda), um punhal e 25 munições.
Na Avenida Fernão Magalhães, no Porto, foram detidos dois homens, um de 39 anos, por condução de motociclo sem habilitação legal, e outro de 26 anos, por cumplicidade no mesmo delito. A detenção ocorreu durante uma operação de fiscalização rodoviária, onde se constatou que o condutor não utilizava capacete.
Na Maia, um técnico de máquinas de 43 anos foi detido por condução sem habilitação legal e falsificação de documento. Durante uma acção de fiscalização rodoviária, verificou-se que o título de habilitação de condução estrangeiro apresentado pelo indivíduo era falso.
Por último, numa operação na Rua Padre Luís de Almeida, no Porto, levou à detenção de um homem de 53 anos, empregado comercial, por posse ilegal de armas. A PSP apreendeu um bastão extensível durante a acção.
O Comando Metropolitano do Porto da PSP mantém, desde Março de 2013, o Gabinete de Atendimento e Informação a Vítimas (G.A.I.V.), que proporciona atendimento especializado a vítimas de violência doméstica. Todos os detidos serão presentes às Autoridades Judiciárias.