A NESTUM vai voltar a apoiar a apicultura com a oferta de 300 novas colmeias aos apicultores nacionais cujos apiários estejam em regiões afetadas por catástrofes e calamidades registadas em 2021. Esta é a segunda edição da campanha “Juntos Pelas Abelhas”, que teve início no ano passado com a oferta de colmeias a 61 apicultores de norte a sul do país, numa altura em que a sobrevivência destes polinizadores está de novo em causa face à seca e à falta de floração que se faz sentir em Portugal.
Segundo uma nota de imprensa enviada à nossa redação, “depois de em 2021 ter alertado para a importância que as abelhas assumem na manutenção dos ecossistemas e para a sustentabilidade da cadeia alimentar, NESTUM volta a colaborar com as duas principais federações apícolas nacionais – FNAP (Federação Nacional dos Apicultores de Portugal) e FENAPÍCOLA (Federação Nacional de Cooperativas Apícolas e de Produtores de Mel). O concurso, que decorre de 2 a 22 de março*, destina-se a apicultores federados, elegíveis para a oferta de 300 núcleos de abelha rainha, seguindo os critérios definidos pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), a entidade que tutela o sector”.
“As abelhas são essenciais para a sobrevivência da Humanidade e do Planeta. Sem elas, não teríamos polinização e não haveria, por exemplo, frutos silvestres, abacates, couves, maçãs, amêndoas, laranjas, entre muitos outros alimentos. Por isso, e porque o mel é o ingrediente ‘estrela’ de NESTUM® Mel, não poderíamos deixar de dar continuidade ao caminho que iniciámos em 2021. A campanha “Juntos pelas Abelhas” teve um impacto muito positivo no repovoamento das abelhas. Estamos confiantes de que este ano a campanha voltará a ser um sucesso e felizes por vir a oferecer, em apenas dois anos, um total de 700 núcleos de abelha rainha, que se multiplicarão.”, refere Elisa Riboldi, Business Executive Officer Nutrition & Dairy Nestlé Portugal.
Os apicultores selecionados no concurso serão divulgados a partir do dia 6 de abril e a entrega dos 300 núcleos vai ser feita pela Nestlé, num prazo de até seis meses, após a divulgação dos beneficiários pela FENAPÍCOLA e FNAP e que, de acordo com a indicação da DGAV, foram elegíveis para esta contribuição.
Através desta ação de Responsabilidade Social, NESTUM® procura a obtenção de uma valorização do mel e dos produtos apícolas nacionais.