Três astronautas norte-americanos, incluindo a primeira mulher e o primeiro canadiano, vão orbitar a Lua na missão Artemis II, com lançamento previsto para 2024, foi anunciado na segunda-feira, dia 3 de abril.
O elenco é composto por Reid Wiseman, Victor Glover e Christina Hammock Koch, da agência espacial norte-americana, NASA, e Jeremy Hansen, da agência espacial canadiana, CSA, e ficarão na órbita da Lua a bordo da nave Orion.
A missão terá a duração de cerca de 10 dias, e é a primeira tripulada do novo programa lunar da NASA, o Artemis II. Depois desta missão, a NASA espera colocar de novo astronautas na Lua em 2025, incluindo a primeira mulher e o primeiro negro.
Através de um comunicado, a NASA revelou que a missão Artemis II será comandada pelo astronauta Reid Wiseman e pilotada por Victor Glover, que se tornará no primeiro negro a rumar à Lua, fazendo parte da tripulação o canadiano Jeremy Hansen, que se estreará em voos espaciais, e Christina Hammock Koch.
Nesta viagem, a NASA vai “testar os sistemas de suporte de vida” da nave Orion e “validar as capacidades e as técnicas necessárias para os humanos viverem e trabalharem no espaço profundo”.
“Eles vão voar até à Lua. Esta é a missão Ártemis II. É uma mensagem para o mundo de que escolhemos regressar à Lua e daí ir a Marte. Vamos fazê-lo todos juntos, porque no século XXI exploramos o cosmos com os nossos aliados internacionais”, anunciou Bill Nelson, administrador da NASA