O Comando Territorial do Porto, através do Posto Territorial da Trofa, deteve uma mulher, acusada de incêndio florestal na freguesia de Alvarelhos. A acção policial ocorreu no dia 7 de agosto e contou com o apoio dos Bombeiros Voluntários da Trofa.
Na sequência de uma denúncia por incêndio florestal, os militares da Guarda deslocaram-se ao local, permitindo a identificação e detenção da autora do incêndio, uma mulher de 42 anos, residente no concelho da Trofa.
No decurso da ação, uma revista de segurança revelou que a suspeita tinha na sua posse uma caixa de fósforos, o que reforçou a sua ligação ao incidente. Segundo o comunicado do Comando Territorial do Porto, a mulher foi presente a primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Instrução Criminal de Matosinhos, no dia 8 de agosto. Como medida de coação, foi-lhe aplicada a obrigação de apresentações bissemanais no posto policial da sua área de residência.
Esta acção insere-se na estratégia de prevenção e combate aos incêndios rurais da GNR, que continua a ser uma das suas prioridades, conforme destacado no comunicado enviado à redaçao do Metropolitano. Neste contexto, a GNR relembra a proibição de queimas e queimadas sem autorização e sublinha a necessidade de seguir as regras de segurança, como estar acompanhado e levar consigo o telemóvel, para evitar acidentes.