No passado dia 3 de agosto, uma mulher de 73 anos foi detida pelo Comando Territorial do Porto, através do Posto Territorial de Vila das Aves, por incêndio florestal no concelho de Santo Tirso. A detenção aconteceu após uma denúncia e a atuação da GNR com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Vila das Aves.
O Comando Territorial do Porto deteve uma mulher de 73 anos no concelho de Santo Tirso, após a denúncia de um incêndio florestal na freguesia de Vila das Aves. Segundo o comunicado do Comando Territorial, os militares da Guarda deslocaram-se de imediato para o local, onde apuraram que o fogo deflagrou de forma negligente, tendo origem numa queima de sobrantes agrícolas que se descontrolou.
A detida foi constituída arguida e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Santo Tirso. A ação da GNR contou com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Vila das Aves.
O comunicado também salienta a contínua prioridade da GNR na proteção de pessoas e bens, no âmbito dos incêndios rurais, através de uma atuação preventiva e um esforço de patrulhamento nas áreas florestais.
A GNR aproveita para relembrar a população que as queimas e as queimadas são das principais causas de incêndios em Portugal. Em qualquer altura do ano, é proibido queimar matos cortados e amontoados, bem como qualquer tipo de sobrantes de exploração florestal ou agrícola, sem autorização ou comunicação prévia. A entidade exorta ainda a seguir as regras de segurança, a estar sempre acompanhado e a levar consigo o telemóvel, a fim de evitar acidentes.