A partir da próxima quinta-feira, dia 5 de maio, vai ser posta em circulação a nova moeda com o valor facial de 7,50 euros.
Uma nova coleção de moedas, integrada na série comemorativa do quinto centenário da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães, está a chegar à carteira dos portugueses. Estas moedas, com o valor facial de 7,5€, têm uma aparência bastante diferente das moedas a que estamos habituados desde que o Euro começou a circular em Portugal, no ano de 2002.
O design destas novas moedas remete para as antigas moedas de escudos, especialmente as de 2 escudos e 50 centavos e ainda as de 5 escudos, na qual a muitos será avivada a memória do período anterior ao ano em que a moeda Euro começou a vigorar em Portugal.
A construção deste novo numerário será feita em liga de prata, ao contrário das moedas de 1 e 2 euros que são bimetálicas apresentando duas cores (dourado e prateado); terão no anverso a representação da esfera armilar e ainda as inscrições “Sphera Mundi”, “2022 Portugal”, “Circum Navegação” e “1519-1522”; além do valor facial.
De acordo com o Banco Central, citado pelo jornal NiT, no reverso está representada a nau Victoria, “o único barco a retornar a Espanha após dar a volta ao mundo, comandado por Juan Sebastián Elcano, após a morte de Fernão de Magalhães em 1521”, As legendas “Fernão.de.Magalhães”, “1522”, “Conclusão por Elcano” e “INCM”, assim como a indicação do autor, poderão ser igualmente visualizadas na nova moeda.
A distribuição da moeda tem início a 5 de maio e será efetuada através das Instituições de Crédito e das Tesourarias do Banco de Portugal, que vão colocar à disposição apenas 50 mil unidades. Estas mesmas unidades só têm poder liberatório, ou seja, apenas podem ser usadas como pagamento em Portugal, segundo o Diário da República.
Veja a imagem da nova moeda: