A Mercadona encerrou o ano de 2024 com uma faturação consolidada de 38.835 milhões de euros, mais 9% face ao ano anterior, e lucros de 1.384 milhões.
A Mercadona, cadeia de supermercados de origem espanhola, registou em 2024 um crescimento significativo nas suas operações, tanto em Espanha como em Portugal. A empresa fechou o ano com uma faturação total de 38.835 milhões de euros, mais 9% do que em 2023. Em Portugal, o volume de vendas atingiu os 1.778 milhões de euros, traduzindo-se num aumento de 27%.
Em comunicado, a empresa revelou que, pela primeira vez desde o início da operação em território nacional, há cinco anos, registou lucro, com um resultado positivo de sete milhões de euros. A rede conta actualmente com 60 lojas e 7.000 trabalhadores no país, todos contratados sem termo desde o primeiro dia. Em 2024, foram criados 1.700 novos postos de trabalho em Portugal.
No mesmo período, a empresa criou globalmente mais de 6.000 novos empregos, atingindo um total de 110.000 colaboradores entre Portugal e Espanha. A Mercadona partilhou 700 milhões de euros em prémios com os seus trabalhadores e aumentou os salários em 8,5%, acima da inflação nos dois países.
No total, o lucro líquido da empresa aumentou 37%, fixando-se em 1.384 milhões de euros. Destes, 1.109 milhões foram reinvestidos no negócio e 275 milhões distribuídos em dividendos.
A operação da Mercadona em Portugal representou, em 2024, um investimento de 219 milhões de euros, tendo contribuído com 237 milhões em impostos. Para 2025, a cadeia prevê investir mais 157 milhões de euros em Portugal e abrir 10 novas lojas, incluindo as duas primeiras unidades na cidade de Lisboa. Está também prevista a criação de mais de 1.000 postos de trabalho e um crescimento de 3,5% nas vendas globais, que deverão atingir os 40.100 milhões de euros.