A Mercadona, empresa de supermercados físicos e de venda online, aumentou em 2021 as suas vendas em 3,3 %, atingindo um total de 27.819 milhões de euros. Deste total, 415 milhões correspondem às vendas das suas 29 lojas em Portugal, país onde alcançou uma quota de mercado de 3%, após dois anos de inauguração.
Nos últimos 12 meses, especialmente desde o mês abril, “a empresa enfrentou um contexto económico e social complexo, no qual teve de gerir as várias medidas relacionadas com a pandemia nas diferentes regiões onde opera, entre as quais, as restrições de mobilidade e os confinamentos, assim como um elevado aumento dos custos devido ao crescimento disparado das matérias-primas, dos transportes ou dos preços industriais”, revelou a Mercadona num comunicado de imprensa.
Face a esta conjuntura inflacionista, com vista a diminuir o impacto nos preços de venda, a Mercadona decidiu não implementar nos seus clientes a totalidade desses aumentos significativos, o que gerou um prejuízo de 100 milhões de euros nas suas margens operacionais e que se traduziu numa redução de 6% do seu lucro líquido, que em 2021 foi de 680 milhões de euros.
A Mercadona continuou a sua brutal transformação para consolidar um modelo de empresa mais digital, produtiva e sustentável. Para isso, e durante o ano de 2021, realizou um novo investimento de 1.200 milhões de euros, valor que somado aos três exercícios anteriores ultrapassa os 5.000 milhões de euros.
Como resultado deste reforçado investimento, a empresa finalizou 2021 com um total de 1.662 supermercados, 29 dos quais em Portugal, após ter inaugurado 79 novos supermercados, 9 deles em Portugal, e fechado 58 lojas que não se ajustavam ao seu modelo de loja mais eficiente e sustentável. Manteve igualmente o processo de renovação das suas lojas, finalizando o ano com 1.200 supermercados adaptados ao Modelo de Loja Eficiente (Loja 8). A empresa também continuou com a implantação da secção Pronto a Comer, o que lhe permitiu finalizar 2021 com 825 lojas com esta nova secção.
Além de gerar riqueza e atividade, o seu compromisso de investimento materializou-se na criação de 1.000 novos postos de trabalho diretos, estáveis e de qualidade, o que fez subir o total da equipa para 96.000 pessoas, 2.500 em Portugal.