O município de Mangualde, pertencente ao distrito de Viseu, vai ter a primeira fábrica a produzir carros elétricos em Portugal, já em 2025.
A Stellantis, empresa indústria automóvel, prepara-se para ter a primeira fábrica de produção de veículos eléticos em Portugal. O gigante franco-ítalo-americano estará responsável pela produção de quatro modelos de elétricos para diferentes marcas, nomeadamente modelos Peugeot e-Partner, Citroen e-Berlingo, Opel e-Combo e Fiat e-Doblò.
Esta empreitada vai representar um investimento de 119 milhões de euros e criar mais 450 postos de trabalho.
Segundo o CEO da empresa, Carlos Tavares, a fábrica poderá produzir até 55 mil carros elétricos por ano, apesar do ritmo de fabricação poder variar consoante o nível da procura.
A pensar na neutralidade carbónica, a Stellantis de Mangualde vai, nos próximos anos, implementar sistemas com recurso a energia eólica e solar, pelo que em 2025 a empresa aponta que 80% da energia consumida seja proveniente destas fontes.
“Esta decisão não foi tomada por eu ser português, mas sim numa lógica de meritocracia do grupo. Entre todas as fábricas do Grupo, Mangualde surge sempre entre o top 3 em todos os campos de avaliação”, disse Carlos Tavares.