O pianista e compositor australiano Luke Howard fará a sua estreia em Portugal com um concerto na Casa da Música, no Porto, a 1 de outubro. Reconhecido pelo seu estilo que cruza a música clássica contemporânea com elementos de eletrónica ambiental e jazz experimental, o músico apresentará o seu mais recente álbum “All of Us”, editado em 2022.
Com uma carreira discográfica iniciada em 2013, Luke Howard destacou-se no panorama da música clássica contemporânea pelo seu estilo singular, que combina delicadas composições para piano com eletrónica ambiental e orquestrações clássicas. O compositor tem explorado diferentes abordagens musicais ao longo da sua carreira, tanto em trabalho a solo como em colaborações em duo ou trio, sendo o Luke Howard Trio um dos seus projetos mais conhecidos no universo do jazz experimental.
O concerto na Casa da Música surge na sequência do lançamento do seu mais recente álbum, “All of Us”, editado em 2022. O disco foi composto durante o período de confinamento em Melbourne, na Austrália, durante a pandemia de COVID-19, e inspira-se no livro “A Peste”, de Albert Camus. A obra literária, que retrata a resistência e a solidariedade em tempos de crise, influenciou a abordagem introspectiva e emotiva que caracteriza este trabalho do pianista.
Para além de temas de “All of Us”, a atuação deverá incluir composições de outros álbuns da sua discografia, que inclui trabalhos como “Sun, Cloud” (2013), “Open Heart Story” (2017), “The Sand That Ate the Sea” (2019) e a mais recente banda sonora para um bailado contemporâneo, “Interlinked” (2024).