A Luís Brito Têxteis (LBT), empresa têxtil nacional, avançou com a aquisição de duas empresas de fabrico têxtil em Portugal para fazer face a um crescimento acentuado das suas vendas nos mercados internacionais. A CARYCÓS e a RAVONE, ambas empresas de produção têxtil do Norte do País, foram adquiridas devido ao aumento da procura e para reforçar a capacidade de entrega da empresa. As aquisições foram realizadas com capitais próprios da LBT.
Estas aquisições enquadram-se na estratégia da empresa de reforço e diversificação das suas vendas nos mercados internacionais, revela a LBT em comunicado. A empresa exporta 100% da sua produção para grandes marcas internacionais de luxo em mercados como Itália, França, Reino Unido Alemanha, Suécia, entre outros.
Antes da pandemia e em paralelo com o desenvolvimento de tecnologias de produção próprias, a LBT tinha redesenhado a sua estratégia comercial. Para tal dedicou equipas exclusivamente ao desenvolvimento de negócio em mercados internacionais, tendo havido uma aposta clara na diversificação de clientes e de mercados.
A manutenção e depois crescimento das vendas foram alcançados devido ao reforço da equipa comercial e da gestão e a um aumento da capacidade de produção por via destas aquisições. O investimento num showroom na unidade industrial de Neiva foi também uma peça fundamental.
Fruto desta estratégia a LBT já duplicou as vendas em julho e prevê duplicar a faturação da empresa no final de 2022. Todas as pessoas da CARYCÓS e da RAVONE foram absorvidas na estrutura da LBT, contando agora com 182 trabalhadores no total da sua operação.
De acordo com Valentina Garcia, Chief Commercial Officer da LBT, “num ano de pandemia em que todas as dúvidas se puseram na gestão das empresas, não só demos a volta por cima com a diversificação de clientes internacionais como conseguimos modernizar o processo de produção e duplicar as nossas vendas”.
“A estratégia de aceleração do crescimento da LBT através da entrada no capital dos novos acionistas liderados pela Iberis Capital é a demonstração da importância económica dos fundos que apostam no desenvolvimento e crescimento das empresas participadas”, acrescenta.
A LBT produz artigos de malha com certificações de sustentabilidade para marcas de luxo internacionais. Os produtos são desenvolvidos de acordo com o design dos clientes, combinando tecnologia e inovação com trabalho manual de alta qualidade.