A versão portuguesa do Livro Branco de Acessibilidade nos Videojogos foi lançada, com o objetivo de tornar a indústria dos videojogos mais inclusiva. A publicação apresenta diretrizes práticas para produtores e designers adaptarem os seus jogos a pessoas com diferentes tipos de limitações.
A Associação de Empresas Produtoras e Distribuidoras de Videojogos (AEPDV), em parceria com a Associação Produtora de Videojogos Portugueses (APVP) e a Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos (SPCV), lançou a versão portuguesa do Livro Branco de Acessibilidade nos Videojogos. A publicação, originalmente desenvolvida em Espanha pela Fundación ONCE e pela Associação Espanhola de Videojogos (AEVI), pretende ser uma ferramenta essencial para tornar o universo dos videojogos mais acessível e inclusivo.
Em comunicado, é revelado que o documento apresenta um conjunto de recomendações práticas dirigidas aos profissionais da indústria, desde programadores a designers, com vista à implementação de medidas que facilitem o acesso de pessoas com deficiência aos videojogos. Entre as sugestões constam o uso de áudio 3D, útil para pessoas com visão reduzida, a troca de comandos de joystick para utilizadores com dificuldades motoras, ou ainda opções como lupa de ecrã e modos de alto contraste, para uma melhor perceção visual.
“A inclusão é um valor fundamental que deve estar presente na indústria dos videojogos. Felizmente, nos últimos cinco anos, a indústria começou a levar mais a sério a incorporação de medidas que tornem os seus produtos acessíveis a mais pessoas”, afirmou Tiago Sousa, diretor-geral da AEPDV. “Com este livro, queremos proporcionar aos produtores ferramentas concretas para melhorar a acessibilidade dos seus produtos, permitindo que mais pessoas possam vivenciar ao máximo o mundo dos videojogos”, sublinhou.
Além das recomendações técnicas, o Livro Branco aborda também perfis funcionais dos jogadores e explora formas de adaptar a jogabilidade a necessidades específicas, como o suporte a leitores de ecrã, legendas melhoradas e alternativas de controlo personalizáveis.