O aclamado ator Kevin Spacey foi absolvido de todas as acusações de agressão sexual no tribunal de Southwark, em Londres. O julgamento, que decorreu durante um mês e teve grande atenção mediática, terminou esta quarta-feira, dia do 64º aniversário do ator.
O ator norte-americano Kevin Spacey, famoso por filmes como “Beleza Americana” e “Os Suspeitos do Costume”, foi declarado inocente de várias acusações de agressão sexual. A decisão do tribunal chega após um mês de julgamento e no dia do seu 64º aniversário. Spacey estava acusado de nove crimes de agressão sexual a quatro homens, entre 2001 e 2013.
O ator mostrou-se emocionado e grato ao júri pela decisão, após mais de 12 horas de deliberações. “Calculo que muitos de vocês possam entender que há muito para eu processar depois do que aconteceu hoje. Mas gostaria de dizer que estou imensamente grato ao júri por ter dedicado o seu tempo para examinar todas as provas e todos os factos, cuidadosamente, antes de tomarem a sua decisão”, disse Spacey aos jornalistas.
A defesa de Spacey argumentou sempre que todas as relações foram consensuais e que os factos foram inventados pelos queixosos. No decorrer do julgamento, a Procuradoria apresentou o ator como um “assediador sexual” que “não respeita limites ou espaço pessoal”, uma descrição que Spacey sempre negou.
Kevin Spacey, cuja carreira foi seriamente afetada pelas acusações que surgiram no âmbito do movimento global #MeToo, foi despedido da série de sucesso da Netflix “House of Cards” e substituído no filme de Ridley Scott, “Todo o Dinheiro do Mundo”.
Após o veredito, o ator declarou-se “destruído” pelas acusações e lamentou uma “reputação perdida”. Apesar do revés na sua carreira, Spacey mostrou-se otimista numa entrevista recente, declarando que acredita que haja realizadores e produtores que estão dispostos a trabalhar com ele.
O ator também revelou que começou a escrever peças, curtas-metragens e argumentos. No entanto, não pretende focar-se na recente fase tumultuada da sua vida. “Não estou a tentar acertar contas. Não tenho interesse em lutar contra uma coisa que não vale a pena”, disse.
O desfecho deste caso poderá ter implicações significativas para a carreira futura de Spacey. No entanto, o ator acredita que o seu trabalho será o que perdurará: “Dentro de dez anos, isto não vai significar nada. O meu trabalho irá viver mais do que eu e é isso que será recordado”.