A Junta de São Jacinto, freguesia do concelho de Aveiro, tem uma dívida que ascende aos 715 mil euros. A Junta foi ainda alvo de um arresto de bens, por dever 26 mil euros a uma empresa multinacional.
A ação judicial contra a Junta aconteceu na segunda-feira, e foi motivada pelo incumprimento financeiro a uma empresa multinacional, dívida contraída pelo anterior executivo socialista.
António Aguiar, ex-presidente da Junta, referiu à CNN Portugal que o atual executivo já era conhecedor da situação financeira, tal como foi descrito no auto de transferências de poderes.
Em comunicado, a atual governação, presidida pelo social-democrata Arlindo Tavares, respondeu que “a penhora é da responsabilidade do anterior mandato”, acrescentando que “a Junta atravessa uma grave situação financeira proveniente de uma desastrosa governação que não consegue ser resolvida em quase dois meses”.
Recorde-se que o antigo executivo demitiu-se em julho passado depois de a Câmara Municipal ter retirado à Junta a gestão do Parque de Campismo Municipal de Aveiro.