Após um dos piores anos de incêndios florestais na Europa, o Instituto Europeu de Patentes (IEP) revelou, em Lisboa, uma nova plataforma que promete revolucionar a forma como combatemos estas catástrofes naturais. A iniciativa surge em parceria com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), numa tentativa de dar uma resposta à devastação causada pelos incêndios florestais em Portugal e em toda a Europa.
No último ano, mais de 830 mil hectares em toda a Europa foram consumidos pelo fogo. Os custos humanos e económicos são avassaladores. Portugal foi o terceiro país mais afetado, com mais de 112 mil hectares de território consumidos pelas chamas. Este cenário crítico catalisou o desenvolvimento de uma nova ferramenta pela equipa do Instituto Europeu de Patentes (IEP), com a colaboração do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI): uma plataforma revolucionária para partilha de conhecimento e informação, que promete dar um impulso significativo no combate aos incêndios florestais.
Esta nova plataforma foi apresentada na Conferência Internacional sobre Propriedade Industrial e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que ocorreu em Lisboa. Esta nova ferramenta visa facilitar o acesso a informação crucial sobre patentes relacionadas com tecnologias de combate a incêndios florestais, disponibilizando um repositório abrangente de conhecimentos técnicos e científicos para todos os interessados no assunto.
“O sucesso global na luta contra os incêndios depende do acesso ao know-how correto e à informação técnica compreendida nas patentes”, afirmou António Campinos, Presidente do IEP, durante a apresentação da plataforma. “A sustentabilidade é um desafio que ultrapassa a classe, a política e a nacionalidade. Exige uma resposta formidável que apenas uma comunidade global unida consegue dar com a sua tecnologia, as suas soluções técnicas e a sua inovação”, complementou.
A nova plataforma abrange quatro áreas principais: deteção e prevenção, extinção de incêndios, equipamento de proteção e recuperação pós-incêndio. Com uma vasta gama de inovações, desde inteligência artificial e tecnologias aéreas, até formações virtuais de combate a incêndios e materiais retardadores de chamas, promete ser um recurso crucial na luta contra os incêndios florestais.
Além disso, a plataforma de combate a incêndios foi o principal tema da Conferência Internacional sobre Propriedade Industrial e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O evento reuniu cerca de 250 participantes de todo o mundo para debater como a propriedade intelectual pode contribuir para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.