O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) vai, a partir desta quarta-feira, dia 30 de novembro, informar diretamente os condutores com a carta caducada ou “em vias de caducar” para a necessidade de renovar o título de condução.
“Numa primeira fase”, serão apenas avisados os condutores de veículos ligeiros (categoria B). O IMT vai informar através de SMS, email ou serviço postal para a necessidade de renovar o título de condução a pessoas cuja carta já esteja caducada ou cujo prazo de validade está a terminar. Em 2021, mais de 44 mil condutores não renovaram a carta ao atingir os 50 anos de idade.
“A informação a enviar será adaptada à validade da carta de condução de cada condutor e será efetuada de forma progressiva durante o mês de dezembro”, precisa o IMT, em comunicado enviado às redações esta terça-feira. De acordo com o mesmo instituto, este é “um primeiro passo para o desenvolvimento de um sistema de renovação automatizada da carta de condução”.
Até ao dia 2 de novembro, 5113 condutores foram autuados por circular na estrada com a carta expirada, este ano. Os valores das multas oscilam entre os 120 e os 600 euros.