A curta-metragem “Ice Merchants”, da diretoria do português João Gonzalez, está nomeada para os Óscares, um feito inédito para o cinema português.
A lista de nomeados foi divulgada esta terça-feira, e tem pela primeira vez um filme português candidato ao prémio de melhor curta-metragem de animação.
Para além de “Ice Merchants”, que está nomeado, estavam também na corrida “O homem do lixo”, da autoria de Laura Gonçalves, na categoria de melhor curta-metragem de animação, e “O lobo solitário”, de Filipe Melo, para o Óscar de melhor curta-metragem, em imagem real, mas que não conseguiram uma nomeação.
Na disputa com “Ice Merchants” de João Gonzalez, encontram-se também nomeados “The Boy, the Mole, the Fox and the Horse”, de Charlie Mackesy e Matthew Freud, “The Flying Sailor”, de Amanda Forbis e Wendy Tilby, “My Year of Dicks”, de Sara Gunnarsdóttir, e “An Ostrich Told Me the World Is Fake and I Think I Believe It”, de Lachlan Pendragon.
A curta-metragem de João Gonzalez tem produção portuguesa de Bruno Caetano, pela Cola Animation, e coprodução com França e Reino Unido.
Sinopse
“Um homem e o seu filho saltam de pára-quedas todos os dias, da sua casa fria e vertiginosa presa no alto de um precipício, para se deslocarem à aldeia que se situa na planície abaixo, onde vendem o gelo que produzem durante a noite”.
Assista ao trailer em: Trailer “Ice Merchants” de João Gonzalez.