A Hora do Planeta em 2022, irá juntar, mais uma vez, milhões de pessoas em todo o mundo, para uma ação simbólica em defesa da natureza. O maior movimento global pelo ambiente pretende mobilizar cidadãos, empresas e governos para fazerem parte da discussão, mas sobretudo das soluções necessárias para garantir um futuro sustentável e com qualidade para todos.
Em Portugal, esta edição será dedicada ao Restauro da Natureza e da sua importância para a preservação dos ecossistemas. Até 2030, assinala-se a Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas, e a WWF tem vindo a chamar à atenção dos cidadãos e governos para a necessidade de devolver florestas, rios e oceanos às espécies, das quais o bom funcionamento do planeta está dependente.
Para Ângela Morgado, diretora executiva da ANP|WWF, “O trabalho que temos desenvolvido nos últimos anos e em vários territórios do nosso país, foi sempre pensado numa lógica não só de preservar o que ainda existe, mas muitas vezes, de restaurar ecossistemas já em grande estado de degradação. Ainda há muito que podemos fazer para proteger as nossas espécies mas é urgente compreender que em algumas áreas, estamos quase num ponto sem retorno.”
Em 2022, a Hora do Planeta em Portugal irá trazer as pessoas para a rua, estando prevista uma caminhada e corrida no Parque Florestal de Monsanto, tendo como meta o Parque Eduardo VII, onde às 20h30 serão apagadas as luzes, num ato simbólico pela natureza.
Ao longo dos últimos 15 anos, esta iniciativa também contou com o apoio de diversas empresas, empenhadas em combater as alterações climáticas e afirmar a sua responsabilidade social numa sociedade cada vez mais consciente dos desafios climáticos. Em Portugal, até ao momento, a Hora do Planeta conta já com o importante apoio do El Corte Inglês, Reckitt e
Na plataforma oficial do evento “Hora do Planeta”, serão partilhadas ao longo das próximas semanas, várias informações relevantes sobre as iniciativas, bem como os municípios aderentes, as empresas apoiantes, os monumentos que ficarão às escuras, e os materiais relacionados com a iniciativa para serem usados por todos os que querem divulgar a mensagem. Em 2021, em Portugal, 135 municípios e 69 organizações juntaram-se a esta iniciativa.
Tendo começado como um evento simbólico de apagar de luzes em Sydney em 2007, a Hora do Planeta, é hoje celebrada em mais de 192 países e territórios como um momento global de solidariedade pelo planeta. A edição de 2021 juntou líderes mundiais, celebridades, empresas, grupos de jovens e sobretudo, cidadãos empenhados em proteger o planeta e a sua biodiversidade. A #EarthHour e hashtags relacionadas foram tendência em 42 países no Twitter e Google search.
O movimento é hoje a maior plataforma sobre ação climática e ambiental em todo o mundo. À medida que a biodiversidade global diminui, a Hora do Planeta concentrará os seus esforços em canalizar o apoio desta ação para a proteção da biodiversidade e da natureza.