Graça Freitas, a médica portuguesa especialista em saúde pública e rosto da resposta à pandemia de COVID-19, aposenta-se do cargo de Diretora-Geral da Saúde a partir de 1 de agosto de 2023.
*Graça Freitas, nascida a 26 de agosto de 1957 em Nova Lisboa, terminou a sua carreira como Diretora-Geral da Saúde a 31 de julho de 2023, ficando oficialmente aposentada a partir de 1 de agosto de 2023.
A médica, que iniciou funções em janeiro de 1981 no Hospital de Santa Maria, teve um percurso na Direção-Geral da Saúde (DGS), servindo como Diretora-Geral interinamente desde outubro de 2017, após a saída de Francisco George, e posteriormente nomeada para o cargo em 2018. Durante os anos de atuação, Graça Freitas coordenou programas como o Programa Nacional de Vacinação e estratégias sazonais de vacinação contra gripe.
Foi também o rosto da resposta à pandemia de COVID-19 em Portugal, onde conduziu conferências de imprensa diárias e coordenou a resposta de saúde pública na sua posição de autoridade de saúde nacional. O seu trabalho durante este período doi reconhecido pelo Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, que a agraciou com o grau de Grã-Cruz da Ordem do Mérito, a 17 de janeiro de 2023.
Em nota sobre a aposentação, a Diretora-Geral agradeceu reconhecidamente a todos os colaboradores da Direção-Geral da Saúde, apoiando-a no cumprimento da sua missão de defesa da Saúde Pública e de Proteção da Saúde dos Cidadãos.
Graça Freitas deixará uma marca notável no campo da saúde pública em Portugal, com realizações que vão desde trabalhos publicados nas áreas de vacinação e prevenção de doenças transmissíveis, até à liderança e coordenação em momentos críticos de emergência em saúde pública.