Os portugueses Francisco Cabral e Luís Faria foram eliminados na última ronda do qualifying do Maia Open I. O primeiro de dois torneios consecutivos do ATP Challenger Tour organizados pela Federação Portuguesa de Ténis com o apoio da Câmara Municipal da Maia tem ainda sete representantes nacionais no quadro principal de singulares, mais um forte contingente nos pares.
Logo no arranque da jornada, Francisco Cabral (956.º ATP) desistiu devido a problemas físicos no pé esquerdo quando perdia por 6-3 e 2-0 com o italiano Simone Roncalli (586.º e segundo cabeça de série).
Depois, Luís Faria (774.º) desperdiçou várias oportunidades e cedeu pelos parciais de 7-5 e 6-3 para o espanhol Miguel Damas (763.º).
Com estes resultados, a representação portuguesa no quadro principal de singulares do Maia Open I ficou reduzida aos sete jogadores que ainda se vão estrear: Gastão Elias, Nuno Borges, João Domingues, Gonçalo Oliveira, Tiago Cação, Pedro Araújo e Duarte Vale.
Ainda esta segunda-feira, mas já no quadro principal, Andrej Martin confirmou o estatuto de primeiro cabeça de série ao derrotar Carlos Sanchez Jover por 6-3 e 6-0 e Kimmer Coppejans (segundo favorito) superou Paul Jubb por 6-1 e 6-1.