O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou no passado dia 5 de março o ator e apresentador Fernando Mendes com o grau de Comendador da Ordem do Mérito, em reconhecimento pelas mais de quatro décadas de carreira e pelo impacto positivo na cultura e sociedade portuguesas.
Fernando Mendes, figura incontornável do panorama artístico nacional, foi distinguido no dia 5 de março, pelo Presidente da República com uma das mais altas condecorações do Estado português. A cerimónia decorreu no Palácio de Belém, em Lisboa, onde Marcelo Rebelo de Sousa atribuiu ao artista o grau de Comendador da Ordem do Mérito.
Com mais de 40 anos de carreira como ator, comediante e apresentador, Fernando Mendes tem vindo a conquistar o público português com o seu humor, talento e proximidade. A distinção agora recebida é uma homenagem ao percurso profissional de uma das personalidades mais queridas da televisão portuguesa, reconhecendo também o seu contributo para o bem-estar e alegria dos portugueses.
Fernando Mendes tem sido presença regular em palcos, cinema e televisão, destacando-se sobretudo na apresentação do programa “O Preço Certo”, na RTP1, onde lidera audiências. A par do sucesso televisivo, mantém uma forte ligação ao teatro, tendo participado em inúmeras produções ao longo dos anos.
A Ordem do Mérito é atribuída a cidadãos que se distingam por serviços relevantes prestados no exercício de funções públicas ou privadas.