No dia 3 de abril a GNR deteve sete homens e três mulheres, com idades compreendidas entre os 22 e 49 anos, por tráfico de estupefacientes e posse ilegal de arma, nos concelhos de Felgueiras e Amarante.
No âmbito de uma investigação de combate ao tráfico e ao consumo de produtos estupefacientes, que teve a duração de cerca de três anos, foi possível apurar-se que os suspeitos agiam de forma organizada, com o objetivo de comercializar o produto estupefaciente ao consumidor final. Foi possível apurar-se ainda que as referidas substâncias eram adquiridas no concelho de Felgueiras e que eram distribuídas por Amarante, Vila Real e Peso da Régua.
No decorrer das diligências de investigação os militares da Guarda realizaram 14 buscas domiciliárias e 12 em veículos, que culminaram na detenção dos dez suspeitos, tendo sido apreendidas 291 doses de cocaína, 123 doses de heroína, 42 doses de haxixe, 11 viaturas, seis balanças de precisão, 20 telemóveis, diversas munições e 13 mil euros em dinheiro.
Os detidos foram constituídos arguidos, e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Penafiel.
A ação contou com o reforço do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Porto, do Destacamento de Intervenção (DI) do Porto e do Grupo de Intervenção e Ordem Pública (GIOP) de Penafiel da Unidade de Intervenção (UI).