O estudo produzido pela Marktest identifica o Facebook como a rede social com mais referências espontâneas por parte dos inquiridos, com 98,5% de respostas quando questionados sobre as redes que conhecem. O Instagram é a segunda mais citada e mantém o crescimento da sua notoriedade, alcançando 89,6% de referências espontâneas – recorde-se que há cinco anos, em Portugal, situava-se nos 54,9%.
O Twitter mantém a terceira posição no índice de notoriedade espontânea, com 57,5%, e o TikTok sobe agora para o quarto lugar, com 32,2% de referências. Já o WhatsApp ocupa a quinta posição, com 27,5%.
No que diz respeito ao uso destas plataformas, o Facebook também domina em Portugal, com 93,4% dos utilizadores de redes sociais a afirmarem ter perfil criado nesta rede. Seguem-se o WhatsApp, com 82,6% dos utilizadores; e o Instagram, que se mantém como a terceira rede mais utilizada, com 76,1%.
Por fim, o Twitch e o Telegram assumem-se como as redes sociais com maior crescimento em Portugal no último ano. O Twitch duplicou os valores do ano anterior, para os 10,1%, enquanto o Telegram quase duplicou a penetração e atingiu os 21,9%, entrando para o top 10.