Fábio Coelho e Maria Santos saíram por cima das primeiras “maratonas” do Campeonato Nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto e avançaram para os oitavos de final dos quadros principais de singulares. Nuno Borges e Francisca Jorge, os campeões em título, ficaram isentos da primeira ronda e estreiam-se na quarta-feira, tal como os restantes cabeças de série.
Num duelo entre wild cards, Fábio Coelho (que este ano se estreou em finais de singulares e pares no circuito internacional) levou a melhor sobre o atual campeão nacional de sub 18, Henrique Rocha, por 5-7, 6-1 e 7-6(5).
Para vencer, o tenista de Oliveira de Azeméis precisou de salvar cinco match points (ao 4-5 da terceira partida) e recuperar de 1-5 no tie-break decisivo, assinando a vitória em 2h39. Com este triunfo, Fábio Coelho marcou encontro com Afonso Portugal, que por ser o oitavo cabeça de série ficou isento da primeira ronda.
Nos restantes encontros do quadro principal masculino só se registou mais um duelo em três sets, com o qualifier João Martins a recuperar para derrotar Ricardo Ramos, por 1-6, 7-6(2) e 6-4. Segue-se Tiago Cação, segundo favorito e finalista em 2020. Pedro Libório, Jaime Faria, Martim Simões, Illia Stoliar, Gonçalo Falcão e Miguel Gomes assinaram as restantes vitórias.
A competição feminina também começou com algum drama: num duelo entre duas jogadoras da Escola de Ténis da Maia, Maria Santos (vice-campeã nacional de sub 18) precisou de 3h05 para derrotar Mafalda Guedes por 7-6(3), 3-6 e 6-1.
Com este resultado, a maiata juntou-se à tetracampeã nacional Francisca Jorge na segunda eliminatória, marcada para quarta-feira.
Todos os outros encontros se decidiram em duas partidas: Mariana Campino venceu Carolina Azadinho por 6-2 e 6-1, Maria Pinto superou Débora Madile por 6-0 e 6-0, Sofia Pinto venceu Beatriz Lopes por 6-2 e 6-1, Elizabet Hamaliy aplicou os parciais de 6-1 e 6-0 a Beatriz Santos, Sara Lança venceu Alexandra Roque Silva por 6-1 e 6-0, Angelina Voloshchuk (campeã nacional de sub 14) triunfou por 6-2 e 6-2 contra Analu Freitas e Maria Garcia (vencedora do Campeonato Nacional de Sub 16) venceu Sara Neto com 6-0 e 6-2.
A segunda parte da jornada foi dedicada à primeira ronda dos quadros de pares. Recém-campeões do Challenger de Tenerife, nas Ilhas Canárias, Nuno Borges e Francisco Cabral iniciaram a defesa do título com um triunfo por 6-2 e 6-0 perante Pedro Libório/Martim Marujo. Do outro lado do quadro, Tiago Cação (campeão em 2016 ao lado de Francisco Cabral) e Miguel Gomes venceram os segundos cabeças de série, Luís Faria e Jaime Faria, por 6-4 e 6-3. Já Frederico Gil avançou ao lado de Pedro Araújo, com os parciais de 6-0 e 6-1 sobre Pedro Ferreira/Guilherme Rosa.