A proposta de uma linha ferroviária de alta velocidade ligando Porto e Madrid, num trajeto de quase 300 quilómetros com tempo de viagem inferior a três horas, foi apresentada esta segunda-feira pela Associação Vale d’Ouro. O projeto, apoiado por personalidades e representantes institucionais do Norte de Portugal, sugere a reativação de vias interiores para melhorar a colaboração económica, social e cultural com Espanha.
Numa reunião recente na Câmara Municipal do Porto, a Associação Vale d’Ouro apresentou um estudo detalhando a proposta de uma linha de comboio de alta velocidade entre o Porto e Madrid, com uma rota passando por Trás-os-Montes e Castela e Leão. Com uma extensão de aproximadamente 300 quilómetros, o trajeto proposto teria uma duração de viagem de pouco menos de três horas.
A reunião contou com a presença de várias personalidades de destaque da região Norte de Portugal, bem como representantes institucionais. Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, salientou a necessidade de uma colaboração mais próxima com Espanha, tanto a nível económico como social e cultural.
“Espero que, agora, este pensamento estratégico seja continuado, seja um diálogo profícuo com Espanha”, disse Moreira, acrescentando que este percurso beneficiaria não só os passageiros, mas também o transporte de mercadorias, dando impulso à economia da região a longo prazo.
No entanto, Moreira também deixou claro que é necessária uma abordagem ponderada para evitar os erros do passado. Para o presidente da Câmara do Porto, a construção de uma linha de alta velocidade só faz sentido se for acompanhada de políticas regionais competentes e integradas.
Outros autarcas da região, como o vice-presidente da Câmara de Matosinhos e o presidente da Câmara de Vila Real, expressaram seu apoio ao projeto e enfatizaram a importância da construção da linha de alta velocidade para o desenvolvimento económico e social da região Norte.
A discussão continuou com as participações de deputados à Assembleia da República, bem como do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte. Francisco Assis, presidente do Conselho Económico e Social, destacou a importância do consenso político e a necessidade de clareza no diálogo com o governo espanhol.
A Associação Vale d’Ouro propõe um modelo de tráfego misto, com velocidades até 250 km/h para passageiros e 120 km/h para mercadorias. Esta ligação colocaria cidades como Vila Real e Bragança a apenas 43 minutos e 1h14 do Porto, respectivamente, e a capital espanhola a uma distância de 2h45.
A proposta surge como um forte argumento para o reequilíbrio do transporte na região Norte e para uma maior integração ibérica, contribuindo para a revitalização económica, social e cultural da região. Ainda assim, está por determinar se esta proposta ganhará o apoio necessário para se tornar uma realidade.