A Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) comemora 50 anos de existência com mais de duas dezenas de atividades abertas à comunidade académica e à sociedade, entre abril de 2024 e março de 2026.
A Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) deu início à celebração dos seus 50 anos com um extenso programa comemorativo que se estende até março de 2026. A programação inclui concertos, debates, exposições, feiras, lançamentos de livros, convívios e ações solidárias, maioritariamente nos campi de Guimarães e Braga.
As comemorações arrancam a 16 de abril, com um espetáculo da Orquestra do Departamento de Música da UMinho, acompanhada pelo pianista Ângelo Martingo e dirigida por Vítor Matos, no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães. O repertório conta com obras de Beethoven e Dvořák. Os bilhetes são gratuitos.
“Estamos a celebrar meio século como um pilar no desenvolvimento tecnológico e científico, marcado pela inovação, pelo rigor académico e pelo compromisso na formação de engenheiros que respondem aos desafios da sociedade”, afirma Maribel Yasmina Santos, presidente da comissão do cinquentenário da EEUM.
Ainda em abril está previsto o lançamento do Livro de Graduação da Escola, que reunirá testemunhos online de antigos diplomados. Em maio, haverá uma sessão de boas-vindas aos novos membros da comunidade e o debate “Engenharia & Futuro”. Para junho, está agendada a exposição “Engenharia e Arte” e um piquenique com jogos e música popular nos jardins do campus de Azurém, em Guimarães.
Setembro trará um encontro de bandas da academia e uma mostra de spin-offs e start-ups, destacando o papel da EEUM na inovação tecnológica. A sessão solene do cinquentenário decorrerá a 3 de outubro, às 16h30, no campus de Azurém, seguindo-se um jantar comemorativo, debates e a apresentação do livro “Memórias da Escola de Engenharia”.
O calendário de 2026 inclui, em janeiro, a mesa redonda “Engenharia e Ética na IA”; em fevereiro, os “Dias do Emprego” e a “Cerimónia de Graduação”; e, em março, o debate “O Papel da Engenharia na Sustentabilidade e nas Alterações Climáticas”, com encerramento musical no Theatro Circo, em Braga.
A EEUM é a maior escola da Universidade do Minho, com nove departamentos e igual número de centros de investigação. Conta com 263 docentes, 132 investigadores doutorados e mais de 100 técnicos. No último ano letivo, recebeu cerca de 7800 estudantes em 15 licenciaturas, 13 mestrados integrados, 36 mestrados e 20 doutoramentos.