Várias freguesias apresentaram um número superior a 40 milhões em despesas face aos danos causados pela Covid-19, com o objetivo de repararem o mal causado pela pandemia, e aguardam que o Governo honre o compromisso que assumiu.
O Presidente da Associação Nacional de Freguesias disse à Lusa que “as freguesias apresentaram mais de 40 milhões de despesas com a Covid-19 para serem ressarcidas pela administração central e esperam que o novo Governo honre o compromisso”.
O Governo comprometeu-se com vários municípios e freguesias a saldar as despesas que foram assumidas durante o combate à pandemia. Para os municípios, foi aprovada inicialmente uma verba de 55 milhões de euros, mas até agora as freguesias ainda não sabem como vão ser apoiadas.
“Vamos tentar agora, com a tomada de posse do novo Governo, quando isso acontecer, voltar a falar nisso”, afirmou Jorge Veloso, Presidente da Associação Nacional de Freguesias, dando ênfase à situação de que “os municípios foram ou vão ser ressarcidos, as freguesias não tiveram nada que as ajudasse para colmatar estas despesas extraordinárias que tiveram”.
Jorge Veloso fez ainda questão de referir que as freguesias estiveram sempre prontas a ajudar contra a situação de emergência da Covid-19.
“Sabemos o que nos vai chegando, do apoio que é dado pelas freguesias aos cidadãos e a famílias que atravessam dificuldades. E nós temos essa noção, porque nós, na minha zona, em março de 2020 apoiávamos 110 famílias e hoje apoiamos 180. Continuamos a apoiar 180 famílias, quase o dobro do que apoiávamos em 2020”, concluiu.
O XVIII Congresso da Anafre, que vai contar com a presença de cerca de 1.000 congressistas, tem sessão de abertura marcada para a tarde da próxima sexta-feira, dia 15 de março, no Altice Fórum de Braga, com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e terá encerramento previsto para domingo, com o primeiro-ministro, António Costa.