O líder espiritual Dalai Lama pedido a uma criança para lhe chupar a língua. Na segunda-feira, dia 10 de abril, o gabinete do líder espiritual do Tibete enviou um pedido de desculpas à criança e à família.
A cena terá acontecido a 28 de fevereiro deste ano, mas só este fim de semana é que o vídeo do momento terá chegado às redes sociais e, segundo a BBC, o vídeo gerou uma onda de contestação e polémica no seio dos internautas.
No Tibete, mostrar a língua é considerado um cumprimento, contudo, o pedido feito por Dalai Lama à criança foi considerado “inapropriado”.
Veja o vídeo do momento:
🤢 This is an alarming scene! The Dalai Lama, who has had ties to NXIVM in the past, caught on camera trying to make advances to an Indian boy.
You can clearly see the boy's body language as he yanks back the first time, then throws his head upward as the Dalai-Lama says "SUCK… pic.twitter.com/CorBr8tiDz
— NATLY DENISE (@NatlyDenise_) April 9, 2023
Perante a polémica, o gabinete de Dalai Lama emitiu um comunicado a pedir desculpa não só à criança, mas também à sua família. “Um videoclipe que tem estado a circular mostra um recente encontro onde um menino pediu à Sua Santidade, Dalai Lama, se lhe podia dar um abraço. A Sua Santidade pede desculpa ao menino e à sua família, assim como aos muitos amigos à volta mundo, pela dor que as suas palavras possam ter causado”, adianta o comunicado.
Este não é o primeiro cenário em que o líder espiritual tem de se desculpar por algo controverso. Em 2019, numa entrevista à BBC, Dalai Lama disse que uma futura líder espiritual seria “atraente”. No seguimento desse episódio, o gabinete emitiu um comunicado a pedir desculpas.