A ideia é, “de forma gratuita e integrada na sua rede de cuidados”, informa a CUF, via comunicado enviado às redações, “combinar a inteligência artificial com o conhecimento médico e a evidência científica, o Avaliador de Sintomas My CUF permite aos doentes perceberem as possíveis causas para os seus sintomas e, de acordo com as mesmas, obter uma indicação da CUF para o acompanhamento clínico adequado, que pode ir desde uma teleconsulta até à necessidade de recorrer a uma urgência ou pedir ajuda médica imediata”.
Os dados clínicos recolhidos serão usados para facilitar a avaliação e a definição do diagnóstico por parte dos profissionais de saúde.
“A integração do Avaliador de Sintomas My CUF na nossa rede de cuidados permite que os dados do doente e os sintomas por ele descritos – com o devido consentimento – já estejam disponíveis quando o doente se dirige a qualquer um dos hospitais ou clínicas CUF, de Norte a Sul do país, ficando assim acessíveis aos médicos CUF que farão o seu acompanhamento, o que permite uma assistência mais rápida, integrada e completa”, explica Micaela Seemann Monteiro, Diretora Clínica da CUF Digital.
A CUF revela ainda que este avaliador “conta com mais de uma década de investigação e desenvolvimento e constitui-se como uma alternativa, mais segura e fiável, à informação sobre saúde disponível na Internet”.
A elevada adequação e segurança na recomendação do nível de cuidados de saúde a adotar, que é comprovada por vários estudos científicos publicados, é garantida por “uma equipa de 50 médicos especialistas da Ada Health que se dedicam ao desenvolvimento e otimização contínuos do avaliador de sintomas, que se torna mais exato à medida que é utilizado, em virtude dos milhares de casos inseridos diariamente, um pouco por todo o mundo, no algoritmo do avaliador”, adianta a Diretora Clínica da CUF Digital.
Um estudo científico publicado em 2020, que comparou várias soluções médicas digitais, demonstrou que as avaliações apresentadas por esta ferramenta foram seguras em 97% dos casos. Destaca-se ainda, neste estudo, a sua grande abrangência, com 99% das situações clínicas e patologias abrangidas neste avaliador. O avaliador de sintomas, criado pela Ada Health em 2016, conta com 12 milhões de utilizadores em todo o mundo, tendo realizado até à data mais de 26 milhões de avaliações médicas, pode ler-se no comunicado.