Passados 50 mil anos desde a sua última “visita”, o cometa C/2022 E3 vai poder ser avistado de novo por humanos.
A NASA explicou numa publicação que os cometas são “imprevisíveis”, contudo, se se mantiverem na trajetória que têm vindo a seguir, o cometa deve passar pelos céus do hemisfério norte a partir desta semana. No dia 2 de fevereiro, será o momento em que vai passar mais perto do planeta. “Se continuar na sua trajetória atual e mantiver a sua “luz”, será fácil de ver”, refere ainda a agência espacial norte-americana, que acredita mesmo que pode vir a ser avistado sem necessitar de nenhum aparelho (como um telescópio amador ou uns binóculos).
A NASA calculou que no início de fevereiro já poderá ser avistado a olho nu no hemisfério norte, se as condições atmosféricas assim o permitirem.
A NASA informou também ter avistado o cometa verde pela primeira vez em março de 2022, enquanto rondava Júpiter. A partir da sua trajetória e velocidade, os cientistas calcularam que passa pela Terra a cada 50 mil anos e que a última vez que terá sido avistada por olhos humanos terá sido quando os Neandertais dominavam a Península Ibérica.