O mote para a iniciativa da Federação Portuguesa de Futebol é “envolver a sociedade civil em temas como o combate à discriminação e a promoção da inclusão social através do futebol”, sendo dirigido a “instituições sem fins lucrativos que apresentem projetos que considerem a prática do futebol um veículo promotor para o combate à discriminação e à promoção da integração social de crianças, jovens, adultos e pessoas portadoras de qualquer tipo de deficiência”. O montante atribuído assume a forma de donativo e terá o valor máximo de 50 mil euros, sendo este valor parcelado por dois ou mais projetos.
“Os projetos candidatos deverão ter como premissa que cada individuo é único, bem como a rejeição de todas as formas de discriminação com base na raça, idade, género, religião, orientação sexual, cultura e nacionalidade”, segundo informação disponível no website da Federação.
O período para a apresentação de candidaturas termina no dia 17 de dezembro de 2021, seguindo-se a avaliação e triagem do painel de jurados, no período entre 20 de dezembro e 21 de janeiro de 2022.
A votação do público decorrerá entre 24 e 30 de janeiro de 2022 e divulgação dos projetos vencedores irá acontecer até ao dia 15 de fevereiro de 2022.