Já está a caminho o camião de “ajuda humanitária” em direção à Polónia com o objetivo de ser encaminhado para a população Ucraniana. O destino dos bens doados foi articulado com o Consulado da Ucrânia no Porto e, por isso, todo o material será entregue a instituições confiáveis que estarão a operar no local, em coordenação com os campos de refugiados.
Para além dos bens doados, esta iniciativa leva também muito empenho, muita dedicação e muito amor de toda a comunidade Trofense e amigos da Trofa, que está unida nesta missão de solidariedade. Este momento que marca o dia de hoje, só foi possível devido à generosidade do proprietário da empresa de transportes que disponibilizou um camião e motoristas, também ele um Trofense e também graças a um grupo de 10 amigos que se juntaram para custear as despesas do combustível.
As 22 toneladas de bens essenciais foram doadas de forma espontânea e emotiva por alguns membros da comunidade Trofense e de cidadãos de outros concelhos, numa operação que está a envolver muitos voluntários que se disponibilizaram para organizar tudo para que os produtos doados chegassem ao destino, organizados e devidamente identificados em inglês e ucraniano.
Vladimir Putin, presidente da Rússia, lançou no dia 24 de fevereiro um ataque militar na Ucrânia, com forças terrestres e vários bombardeamento pelas diversas cidades ucranianas, o que causou a morte de mais de 350 civis inocentes, incluindo crianças, como danos colaterais. A Organização das Nações Unidas (ONU) deu conta de mais de 100 mil deslocados e quase 500 mil refugiados na Polónia, Hungria, Moldova e Roménia.
O ataque foi condenado por grande parte das comunidades internacionais e a União Europeia e os Estados Unidos, entre outros, decidiram, como forma de resposta ao governo russo, fornecer o envio de armas e munições para a Ucrânia e o reforço de sanções para isolar ainda mais Moscovo.