O Café Embaixador fechou as portas na passada sexta-feira. O café, situado na Rua de Sampaio Bruno, junto à Avenida dos Aliados, era um dos cafés mais emblemáticos da Cidade do Porto, com já 65 anos.
Esta não era uma notícia tão inesperada, tendo em conta que os problemas remontam a janeiro de 2019. Nessa altura, já decorriam no tribunal ações de despejo por parte do senhorio que conseguiu todas as decisões judiciais favoráveis que levaram agora ao encerramento.
Um dos gerentes explicou ao Jornal de Notícias que “a batalha não seria fácil”. “Na ação inicial, conseguimos detetar algumas ilegalidades e foi isso que nos foi dando esperança”, acrescenta o responsável, que diz que o senhorio, que o JN não conseguiu contactar, “descendente da família Pinto Leite, quer agora entregar o espaço a quem oferecer mais dinheiro”.
O Café Embaixador é mais uma vítima da nova lei das rendas na Baixa do Porto que perde assim mais um dos seus espaços comerciais emblemáticos. “Pedem uma renda de 30 mil euros por mês e parece que já há um interessado. De acordo com o que me disseram, isto vai ser um restaurante da cadeira de fast food Burger King“, revelou ao Jornal de Notícias (JN) um dos gerentes do Embaixador, Lino Perestrelo.
Criado na Baixa do Porto em 1957, este é de um dos mais carismáticos cafés da baixa portuense. Em 2019, recebeu a distinção de Porto de Tradição da Câmara Municipal do Porto.