O café Capitólio, para muitos um ícone da região, fechou na passada quinta-feira as suas portas, após ordem de despejo.
No início do mês de dezembro, o Café Embaixador, situado na Baixa do Porto, fechou portas após 65 anos de atividade. Durante vários anos, os trabalhadores do estabelecimento lutaram com todas as forças até serem esgotados todos os recursos de decisões judiciais, que culminaram no seu despejo e consequente encerramento.
Já o Café Capitólio, para muitos um símbolo da resistência e do bem receber da alma portuense, uma das mais antigas cervejarias de balcão comprido, local de passagem para ilustres e anónimos da cidade Invicta, também se viu obrigado a fechar as portas.
“Comecei a trabalhar aqui com 14 anos, no dia 1 de outubro de 1971, ainda era servido café de saco”, contou José Gabriel Cruz ao Jornal de Notícias. “O senhorio não renovou o contrato. Estivemos a protelar a situação, mesmo em tribunal, durante cinco anos e agora é chegada a hora de fechar”, acrescentou o funcionário que trabalha naquele local há 51 anos e que, em conjunto com mais cinco funcionários, se encontra agora sem emprego.
Na zona envolvente da Avenida dos Aliados, os estabelecimentos mais antigos continuam a fechar, em contracorrente com outros negócios e serviços, e uma das questões mais ouvidas entre transeuntes e comerciantes é: “quem será o próximo?”.