Durante o verão, Portugal registou um crescimento de 12% no consumo em comparação ao período homólogo. Esta subida contou com um significativo contributo dos estrangeiros, que apresentaram um aumento de 23% nas transações com cartões, segundo dados avançados pela SIBS.
A SIBS, entidade responsável pela gestão do sistema Multibanco, realçou que o valor médio de cada operação foi de 41 euros com cartões nacionais e de 49 euros com cartões estrangeiros.
Quanto ao consumo com cartões estrangeiros, 60% foi efetuado por turistas oriundos de cinco países: França com 23%, Reino Unido com 13%, Espanha com 12%, EUA e Alemanha, ambos com 6%.
Relativamente às férias dos portugueses no país, o Algarve, especificamente o distrito de Faro, manteve-se como destino predileto. Aproximadamente um quinto das operações com cartões nacionais efetuadas a mais de 50 km do local de origem ocorreram nesta região. Deste total, 78% das transações foram provenientes de sete distritos: Braga, Porto com 8%, Aveiro, Coimbra, Santarém, Lisboa com 14% e Setúbal.
Por outro lado, as transações de portugueses no estrangeiro nos meses de julho e agosto aumentaram 19% em relação ao mesmo período de 2022. Espanha, com 42%, liderou o ranking dos destinos escolhidos, seguido por França com 17%, Itália com 6%, Alemanha e Bélgica, ambos com 4%.
Em termos sectoriais, a SIBS apontou que os setores de alojamento e lazer foram os que registaram maior crescimento, com taxas de 24% e 23%, respetivamente. Seguiram-se a restauração, com um aumento de 19%, e os transportes, com 11%.