O grupo ambientalista “The Tyre Extinguishers” chegou a Portugal e tem como alvo os “sugadores de gasolina”. De acordo com o manifesto do movimento, que é deixado nos pára-brisas dos carros – especialmente os modelos SUV e 4×4 – com pneus esvaziados, o grupo já está ativo em 18 países, incluindo Portugal.
Após relatos surgirem nas redes sociais, principalmente no Twitter, sobre casos em Lisboa, o grupo reivindicou a sua “primeira ação” em Portugal e espera realizar mais ações no futuro. Eles encorajam aqueles que estão cansados dessas situações a juntarem-se a eles nas estradas.
Questionada pela SIC Notícias, a PSP afirmou que até o momento não houve qualquer denúncia formal sobre o assunto e que esses casos podem não ser considerados crimes. A Polícia também alerta que o esvaziamento dos pneus pode resultar em acidentes rodoviários se os condutores não perceberem o estado dos pneus antes de iniciar a condução.
A PSP apela a todos os cidadãos para que qualquer forma de protesto siga as normas legais e seja realizada sem causar riscos, tanto para os próprios como para outros cidadãos. Caso testemunhem essas ações, são aconselhados a alertar imediatamente a esquadra da PSP mais próxima.
Caríssimos esvaziadores de pneus… se por acaso vos apanhar na berma da estrada a esvaziar o pneu a algum carro, preparem-se para sentir um pára-choques nos dentes ❤️ pic.twitter.com/f3XfOUc4XQ
— André Garage (@andregaragept) June 1, 2023