A Associação Nacional de Jovens Empresários (ANAE) comemorou, no dia 27 de outubro, no Porto, o seu 35º aniversário.
Com mais de três décadas de história, a ANAE garante que tem “cartas dadas no apoio às empresas, no investimento, na promoção do empreendedorismo e na ajuda à internacionalização”.
A Associação aproveitou o aniversário para destacar o trabalho desenvolvido até hoje e a importância de Portugal conseguir mostrar o que melhor sabe fazer. “Somos jovens empresários e somos aqueles que estão a produzir riqueza hoje e vamos continuar a produzir amanhã”, começou por apontar o presidente da associação, Alexandre Meireles.
“Durante estes 35 anos, fomos pioneiros no empreendedorismo em Portugal, construímos uma das maiores redes de influência neste país e criámos um dos melhores centros de formação para empresários em Portugal”, acrescentou ainda, destacando que são várias as parcerias que têm permitido aos empresários portugueses mostrarem além-fronteiras o que de melhor se faz por cá.
Também Eurico Brilhante Dias, Secretário de Estado da Internacionalização, salientou o trabalho que tem vindo a ser feito ao nível do “desenvolvimento do país em áreas muito específicas, ligadas ao empreendedorismo e ao desenvolvimento de uma cultura empresarial que o país precisa.
Para o Secretário de Estado da Internacionalização, coube à ANJE um dos papéis mais importantes no desenvolvimento dessa cultura “de risco e de empreender”: O país precisava de iniciativa privada e “continua a precisar”.
Numa economia de mercado, que vive da capacidade de inovação e diferenciação, Eurico Brilhante Dias garantiu que é preciso capacidade de “ajuste ao contexto” e, por isso, destacou várias conquistas da ANJE, nomeadamente, “a valorização social” do próprio “papel do empresário”.