A AFP atingiu um novo máximo de atletas federados, contabilizando, no final de janeiro, um total de 45 021 jogadores e jogadoras inscritos. Este registo inédito reflete um crescimento de 7% face ao mesmo período de 2024, consolidando a AFP como a maior associação distrital do país.
A Associação de Futebol do Porto (AFP) anunciou ter alcançado um marco histórico ao ultrapassar a barreira dos 45 mil atletas federados no futebol e futsal. De acordo com um comunicado da AFP, no final de janeiro de 2025 estavam registados 45 021 jogadores e jogadoras, um aumento de 7% face ao mesmo período do ano passado, quando o número era de 42 132.
O presidente da AFP considera este resultado um reflexo do trabalho desenvolvido pelos clubes filiados, que totalizam agora 512, mais 11% do que em janeiro de 2024. “Este é sobretudo um feito dos nossos clubes, pois são eles que dão corpo e forma a estas estatísticas. Para mim, enquanto presidente, é um orgulho e uma satisfação poder celebrar esta marca histórica, porque representa muito mais do que um registo estatístico: simboliza a vitalidade e a paixão que o futebol e o futsal continuam a despertar no nosso distrito”, afirmou.
O crescimento do desporto feminino foi outro dado relevante destacado pela AFP. Atualmente, as atletas femininas representam 7,4% do total de praticantes federados, registando um crescimento de 21% em relação ao ano anterior. Em janeiro de 2025, estavam inscritas 3 319 jogadoras, um aumento de 563 face às 2 756 registadas no mesmo mês de 2024.
Além de superar o número de atletas do ano anterior, este novo recorde ultrapassa também o total registado no final da época 2023/24. Em junho do ano passado, a AFP tinha encerrado as contas da temporada com 44 181 atletas federados, o que já era, até então, um número recorde. Com a atual tendência de crescimento, espera-se que a época 2024/25 estabeleça um novo máximo para a Associação de Futebol do Porto.