Abriram novamente ao público as portas daquelas que são as maiores caves de vinho do Porto da zona histórica de Vila Nova de Gaia: as Caves Cockburn’s. O Centro de Visitas, detido pela família Symington volta, assim, a disponibilizar visitas guiadas, várias provas de degustação de vinho do Porto, piqueniques no pátio com produtos tradicionais e, ainda, a possibilidade única dos visitantes conhecerem a arte da tanoaria, com os mestres tanoeiros que trabalham diariamente no local.
Pelo facto de ser uma das casas de vinho do Porto mais reconhecida no setor, a Cockburn’s tem no seu ADN a “arte de fazer diferente”, afirma a empresa em comunicado. A visita guiada passará por inicialmente conhecer a história de como tudo começou, com alguns registos, datados do ano de 1930, de John Henry Smithes – figura conhecida como o cowboy do Douro, que desafiou algumas “regras” da produção de vinho do Porto e que permitiram à Cockburn’s o seu crescimento e reconhecimento.
Ao longo da visita haverá ainda a possibilidade de conhecer o armazém, o maior da zona histórica de Vila Nova de Gaia, que consegue armazenar 6.518 pipas de vinho do Porto em estágio, assim como o equivalente a 10.056 pipas em balseiros, que faz com que seja possível manter o tradicional envelhecimento em cascaria de carvalho avinhada. Para além disso, será também possível assistir ao trabalho feito por uma equipa completa de sete mestres tanoeiros, que empregam as mesmas técnicas e ferramentas dos seus antepassados, e garantem todas as operações de manutenção e reparação dos cascos e pipas que armazenam os vinhos da família Symington.
Quando acabada a visita guiada, chega o momento da prova. Com várias degustações disponíveis, a partir de 15 euros (estando a visita sempre incluída no valor da prova), o Centro de Enoturismo aconselha na sua reabertura, uma degustação premium, com pairing com chocolate. A prova 3 Portos 3 chocolates – disponível por 23 euros – harmoniza os vinhos Cockburn’s Fine White, Tawny 10 anos e um Vintage Quinta dos Canais com os paladares de três bombons escolhidos criteriosamente para o momento.
Na Sala John Smithes, é ainda possível, por exemplo, de se realizar uma prova com uma seleção de queijos e três vinhos do Porto Vintage da casa Cockburn’s. Na degustação, os visitantes têm a possibilidade de provar o Cockburn’s Quinta dos Canais Vintage com queijo de ovelha Nisa DOP, o Cockburn’s Vintage 2007 harmonizado com queijo de vaca S. Jorge DOP e, ainda, o Cockburn’s Vintage 2011 com queijo de cabra Beiralacte. A prova está disponível pelo valor de 50 euros.
Para os visitantes, o pátio da Cockburn’s continua a ser o espaço ideal para um piquenique. O menu inclui uma variedade de iguarias, como pão rústico, presunto, queijo do Alentejo, azeitonas biológicas, paté de atum, fruta e até chocolate com recheio Cockburn’s Special Reserve, entre outros petiscos. Para acompanhar, o cesto conta com dois copos de Altano Douro DOC, assim como dois cálices de Cockburn’s Special Reserve. O valor para duas pessoas é de 32 euros, havendo ainda a possibilidade de o piquenique ser adaptado apenas para uma pessoa (por 20 euros), estando também disponível um menu infantil (12 euros). Sublinhe-se ainda que há um menu de piquenique vegetariano (19 euros por pessoa), que inclui, entre outras iguarias, opções como pão rústico, azeitonas biológicas, fatias veganas, húmus e tomate cherry.
A pensar nas famílias, constituídas por dois adultos e duas crianças, que querem usufruir de um dia nas Caves Cockburn’s, o espaço criou um guião adaptado para chamar à atenção dos mais novos, guardando ainda um momento de “prova” especial com sumo, enquanto os adultos usufruem das suas degustações. A entrada dos mais pequenos será de três euros, havendo um desconto de 10 por cento para os adultos. Está também pensado um menu de piquenique especial para família, pelo valor de 35 euros.
As Caves Cockburn’s estão abertas das 09h30 às 18h, com a última visita a ser admitida às 17h30.