O Comando Territorial do Porto, através do Posto Territorial da Trofa, apreendeu mais de 1 000 artigos contrafeitos durante uma operação realizada na feira semanal da Trofa, no dia 28 de dezembro. A intervenção visou o combate à contrafação e resultou ainda na constituição de seis arguidos e na emissão de 20 autos de contraordenação ambiental.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, no dia 28 de dezembro, uma operação de fiscalização na feira semanal da Trofa, que culminou na apreensão de mais de 1 000 artigos contrafeitos. Entre os produtos apreendidos estavam 660 peças de vestuário e 453 pares de calçado, todos eles imitações de marcas registadas.
Durante a ação, foram constituídos seis arguidos, com idades entre os 40 e os 60 anos, por crimes de contrafação. Para além disso, foram levantados 20 autos de contraordenação ambiental dirigidos a produtores hortícolas e vendedores de aves, após verificações realizadas no local.
Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Santo Tirso. A operação contou com o reforço do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) de Santo Tirso, dos Postos Territoriais de Santo Tirso, Vila das Aves e Valongo, bem como do Destacamento de Intervenção (DI) do Porto.
A GNR sublinhou que este tipo de ações tem como principal objetivo garantir o cumprimento dos direitos de propriedade industrial, combatendo a contrafação, o uso indevido de marcas e a comercialização de produtos contrafeitos, promovendo assim a proteção do consumidor e da economia local.