Na segunda edição do Prémio Municipal de Arquitetura João Álvaro Rocha, a renovação da Casa TT e a ampliação da Escola Secundária do Castêlo da Maia foram premiadas ex-aequo, destacando-se pela qualidade arquitetónica. Uma menção honrosa foi atribuída ao projeto de remodelação do apartamento 1602Hven2.
O Prémio Municipal de Arquitetura João Álvaro Rocha 2024, promovido pela Câmara Municipal da Maia em parceria com a Associação Pró-Arquitectura João Álvaro Rocha (APJAR), distinguiu dois projetos vencedores: a renovação da Casa TT, de António José Beça do Fundo Ferreira (ADOFF Arquitetos), e a ampliação da Escola Secundária do Castêlo da Maia, de José Manuel Castro Carvalho Araújo (Atelier Carvalho Araújo).
O arquiteto Gonçalo Byrne, porta-voz do júri, justificou a decisão ex-aequo com a qualidade excecional dos projetos, independentemente da sua escala, e destacou também a menção honrosa atribuída à remodelação do apartamento 1602Hven2, de José Jorge Castro Felgueiras Soares (JJSoares Arquitetura).
A renovação da Casa TT aproveitou as características originais de uma casa de lavoura do início do século XX e uma ampliação posterior dos anos 80, criando uma relação fluida entre os espaços interiores e o jardim. Já o projeto da Escola Secundária do Castêlo da Maia, centrado na duplicação dos pavilhões originais, reinterpreta o conceito de escola, integrando-a na comunidade e promovendo a multifuncionalidade dos seus espaços.
O apartamento 1602Hven2, distinguido com a menção honrosa, destacou-se pela abordagem minimalista, ao optar por eliminar elementos existentes, como paredes e tetos, e introduzir um armário de bétula, que combina funcionalidade e leveza.
Os projetos premiados e as restantes obras admitidas a concurso estão em exposição no Fórum da Maia até 16 de fevereiro, de terça a domingo, das 10h às 22h. A entrada é gratuita.