A 10ª edição do Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola, uma iniciativa realizada em parceria com a Associação dos Escanções de Portugal, premiou quinze vinhos da Região do Douro com as distinções de Grande Ouro e Ouro.
Na recente edição do Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola, quinze vinhos da Região do Douro alcançaram reconhecimento significativo, numa competição que contou com a participação de 99 produtores nacionais. No total, 246 vinhos – entre brancos, tintos e espumantes – foram avaliados por um júri de enólogos, enófilos e jornalistas especializados.
Durante as provas cegas, realizadas a 21 de Outubro, 75 vinhos foram distinguidos, com 70 a receberem a Medalha de Ouro. Três vinhos conquistaram a Grande Medalha de Ouro: Artesano Perrum Reserva (Vinho Regional Alentejano 2021), Quinta da Carregosa Touriga Nacional Grande Reserva DOC Douro 2018 e Quinta do Cerrado da Porta (Espumante Bruto Natural Super Reserva “Blanc de Blanc” Vinho Regional Lisboa Branco, 2019). Adicionalmente, duas distinções foram atribuídas na categoria de Vinho de Produção Sustentável.
Entre os vinhos brancos do Douro premiados, destacam-se o Boeira 2022 e o Carvalhas 2022, enquanto na categoria de tintos, a região viu reconhecidos nove vinhos, incluindo o Cabeça de Burro Reserva 2020 e o Casa Velha Reserva 2020. A região foi ainda honrada com uma Grande Medalha de Ouro através do Quinta da Carregosa Touriga Nacional Grande Reserva DOC Douro 2018.
O concurso também premiou vinhos de outras regiões, incluindo Vinhos Verdes, Dão, Beira Interior, Bairrada, Tejo, Lisboa, Península de Setúbal, Alentejo, Algarve e Açores.
A Cerimónia de Entrega de Prémios contou com a presença de figuras importantes como a Ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, e o presidente do Grupo Crédito Agrícola, Licínio Pina, entre outros.